Nova placa de veículos será obrigatória a partir na próxima sexta

0
855

Nova placa de veículos será obrigatória a partir na próxima sexta

Após seis adiamentos, a partir da próxima sexta-feira, 31, passa a ser obrigatório em todo país o uso da placa Mercosul. O prazo foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem credenciar as fabricantes das novas placas.

Minas Gerais ainda não aderiu ao novo sistema e terá até a próxima semana para operacionalizá-lo, como outros 15 estados brasileiros, já os 10 que haviam aderido à nova Placa de Identificação Veicular seguem à transição tranquilamente.

No texto do Contran afirma que os veículos deverão receber a nova PIV nos casos de: primeiro emplacamento, mudança de categoria do veículo, roubo, furto, extravio ou dano da placa, mudança de município ou unidade federativa, instalação de segunda placa traseira.

Cor da letra identifica categoria

A placa Mercosul se assemelha ao sistema usado na Europa e o padrão já está em vigor no Uruguai e Argentina. Também será implantando em breve no Paraguai e na Venezuela. A nova placa tem fundo branco, quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo.

A cor preta é para carros particulares. A vermelha para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem (autoescola). Azul é para carros oficiais e verde para os de teste. A sequência dourada identifica carros diplomáticos e as pratas, modelos de coleção.

Na tarja azul fica o nome e a bandeira do país, além do símbolo do Mercosul. A intenção é que um futuro sistema integrado de consulta compilará dados sobre os registros de roubos e furtos. A nova placa tem o mesmo tamanho da cinza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × cinco =