O perigo sobre duas rodas deixa um saldo trágico de mortes na cidade

Itaúna registra 126 acidentes envolvendo motociclistas nos primeiros meses de 2022

0
824

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mostram um grande número de acidentes de motos em Itaúna nos primeiros meses deste ano, assim como em 2020 e 2021.  De janeiro a abril foram registrados 126 acidentes envolvendo motociclistas. Em 2021 foram 413 registros e em 2020, 371 motocicletas se envolveram em acidentes nas ruas da cidade. Apesar da Sejusp não apresentar detalhes sobre a natureza e gravidade dos acidentes, o que se tem visto recentemente são ocorrências violentas que deixam resultados trágicos com a morte dos condutores.

No dia 23 de maio um jovem de 17 anos, que estaria trabalhando como mototaxista, morreu depois de colidir com uma carreta na avenida Miguel Augusto Goncalves, no bairro São Judas Tadeu, próximo da entrada do Hospital Manoel Gonçalves. A vítima, Victor Emanuel Pereira Silva, inabilitado para condução de veículo ciclomotor, tentou uma ultrapassagem, acabou caindo sob as rodas da carreta e morreu na hora. Quinze dias depois, na madrugada do dia 4 de junho, no bairro Parque Jardim Santanense, aconteceu uma colisão entre um veículo troller e uma motocicleta 150 cilindradas, que culminou com a morte do motociclista. A batida entre os dois veículos aconteceu na avenida João Moreira de Carvalho, quando, segundo relato da Polícia Militar, uma mulher que conduzia o troller fez uma conversão à esquerda saindo da avenida principal, sendo em seguida atingida pela moto que seguia na pista de sentido contrário.

A jornalista Márcia Santos, da comunicação integrada do SAMU e Corpo de Bombeiros, confirmou à reportagem que foram feitos 137 atendimentos em Itaúna desde o dia primeiro de janeiro até a manhã de sexta-feira (10), relacionados a acidentes de trânsito e que grande parte deles envolve motociclistas. No mesmo período do ano passado, foram 104 atendimentos. A dinâmica de socorro do SAMU indica que a equipe tem que chegar ao local o mais rápido possível, prestar os primeiros atendimentos e encaminhar o paciente para o hospital onde possa ter atendimento mais adequado.

Perigo em cada esquina

A ocorrência de inúmeros acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em Itaúna reacende o debate em torno das vias consideradas perigosas e também do grande número de profissionais, os chamados de mototaxistas e motoboys. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2021, eram 13.722 motocicletas circulando na cidade. O último levantamento de profissionais que trabalham com esses veículos, feito pela Prefeitura é de 2020 e eram 1.800 profissionais cadastrados, entre motofretistas e mototaxistas.

Segundo estatísticas do SAMU está ocorrendo  aumento do número de acidentes de trânsito, não só em Itaúna, mas em toda região e a gravidade dos mesmos também tem aumentado. A orientação da instituição é que os motoristas sigam as regras de trânsito, dirijam com atenção. Essa é a mesma orientação da Polícia Militar que aponta que as principais causas de acidentes automobilísticos são as infrações do trânsito, como velocidade incompatível,  uso de celular na condução de veículos, avanço de semáforo e a ingestão de álcool.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × cinco =