Tapete de Corpus Christi volta a ser confeccionado na Praça da Matriz

0
776

Depois de dois anos sem os tradicionais tapetes ao redor da Praça da Matriz por onde passa a procissão de Corpus Christi, a celebração deste ano está de volta às ruas. O evento católico promete resgatar a fé e a beleza de tapetes feitos com matéria reciclável fornecido por empresas e pelos próprios participantes. São todos artistas de uma grande arte coletiva, que conta com a participação de adultos e crianças. Essa arte utiliza diversos tipos de materiais como serragem colorida, borra de café, raspa de couro, sal e pequenos acessórios como tampinhas de garrafas e pedras coloridas. O resultado é um extenso tapete com imagens e símbolos litúrgicos, enaltecendo Jesus Sacramentado. São cálices, figuras bíblicas, flores, animais e mensagens reproduzidas no asfalto depois de serem cuidadosamente feitas em papel.

Participantes da celebração, os voluntários de todas as idades vão trabalhar a partir das 8 horas no dia no dia 16 de junho com a coordenação da professora Bel  Abreu. Para ela, “a confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular, onde a comunidade envolvida, em perfeita comunhão transforma o trabalho das mãos e a simplicidade dos materiais, em uma respeitosa homenagem ao Santíssimo Sacramento”. Todas as pessoas que quiserem participar podem chegar e se unir aos grupos de trabalho.

O fotógrafo, músico e artista plástico Adilson Nogueira, é outro entusiasta do projeto há muitos anos. Ele conta que é um momento de congraçamento e que o envolvimento das pessoas torna o ambiente muito empolgante. “Todos empenhados e solidários na confecção de uma obra de arte comunitária. O ar já mais frio pela proximidade do inverno, a beleza da manhã, a solidariedade entre os participantes e o amor envolvido tornam essa atividade lúdica e encantada, linda e efêmera. Aliás, depois que a procissão passa e o tapete é pisoteado, fica lindo demais. O que era figurativo torna-se abstrato”, ressalta.

O comerciante Sócrates Bernardes também participante da confecção do tapete de Corpus Christi juntamente com familiares, afirma que era grande a expectativa de retornar com a atividade ao ar livre, nas ruas do centro de Itaúna.

Patrimônio Imaterial

 Na Paróquia de Sant’Ana, a tradição dos tapetes do Corpus Christi foi estimulada pelo vigário José Ferreira Neto, há várias décadas, quando os moradores da praça, no entorno da Matriz, enfeitavam as portas e janelas de suas casas, assim como a via pública para a passagem da procissão. Hoje a produção da arte reúne comunidades paroquiais, participantes de movimentos e pastorais, além de artistas plásticos e centenas de pessoas. O modo de fazer do tapete de Corpus Christi da Paróquia de Sant’Ana foi registrado como Patrimônio Imaterial de Itaúna em 2020.

Programação do Corpus Christi

13/06 – 18h – Terço da Misericórdia cantado, seguida da Celebração da Santa Missa

14/06 – 18 h – Solene Recitação das I Vésperas da Solenidade de Corpus Christi (Liturgia das Horas) e às 19h, celebração da Santa Missa.

15/06 – 18h – Solene Recitação das I Vésperas da Solenidade de Corpus Christi (Liturgia das horas), seguida da Celebração da Santa Missa.

 16/06 – 7h – Celebração Eucarística e bênção de envio das Equipes para a confecção do tapete

 8h15 – Confecção do tradicional “Tapete” em torno da Praça da Matriz.

 16h30h – Procissão com o Santíssimo Sacramento, seguida da Bênção e da Celebração da Santa Missa.  

    

        

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 − 8 =