O que esperar do novo governo Lula em 2023?

0
5620

Itaunenses falam da expectativa do mandato do presidente da República a partir de 1º de janeiro

Os resultados das urnas no segundo turno das eleições presidenciais deram vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com  59.563.912 votos, 50,83% dos votos válidos, contra seu adversário Jair Messias Bolsonaro, do PL, com 57.675.422, 49,17%. Em Itaúna, mais uma vez Bolsonaro foi vitorioso quando obteve 36.985 votos, 66,44%, contra 18.682, ou 33,56% da votação concedida a Lula.

O petista, que já foi presidente do Brasil por dois mandatos, será novamente o dirigente do país a partir de 1º de janeiro de 2023. Qual é a sua expectativa do novo mandato Lula? Essa foi a pergunta que o Jornal S’PASSO encaminhou a várias pessoas na cidade. Políticos, empresários, religiosos, estudantes, trabalhadores de vários setores.

Alguns não responderam a tempo do fechamento dessa matéria, como o bispo Dom José Carlos, a vice-prefeita Gláucia Santiago que estava em viagem, o vereador Gustavo Dornas e o deputado Gustavo Mitre, ambos em viagem com a família.

“Minha expectativa em relação ao governo Lula é a mais otimista possível! Foi o período em que mais tivemos realizações, obras populares, como o programa minha casa minha vida, a construção de universidades por todo o país e a implementação/ampliação do programa farmácia popular. Acredito que, conforme sinalizações já feitas pelo eleito, não será um governo petista, e sim um governo da maior frente ampla de nossa história – decisão acertada, inclusive pensando na configuração do congresso eleito.

O presidente Lula e o prefeito Neider sabem que estou de prontidão para ser a ponte entre o governo federal e o centro oeste de Minas. Nossa região ganhará muito!”.

Lohanna França, deputada estadual eleita pelo PV

“Primeiramente que ele consiga pacificar o país e que a população carente volte a ter os programas sociais como o programa farmácia popular, Programa Minha Casa, Minha Vida, que reduza drasticamente o desmatamento e que o povo brasileiro volte a ter esperança e volte a sorrir. Sonho com uma economia inclusiva que permita que os pobres possam viajar a passeio, que os filhos de trabalhadores tenham oportunidade de se ingressarem em universidade e se formem doutores, dentistas, advogados, engenheiros e etc”.

Geraldino de Souza Filho (Mirinho) – advogado e militante da esquerda de Itaúna

“O que eu espero do governo Lula nos próximos quatro anos é que ele consiga conter a inflação, invista em saúde, que claramente não foi prioridade no atual governo, onde o então presidente se mostra indiferente à ciência, em educação, em infraestrutura. Que ele consiga dar continuidade a programas sociais trabalhados em seu governo, como bolsa família, Fies, Prouni, Ciências sem Fronteiras, Farmácia Popular etc. Em palavras simples, eu espero que a população consiga ter acesso a uma vida digna, com deveres e direitos respeitados. Que a desigualdade social diminua e que a meritocracia não seja usada como ferramenta de comparação entre seres com limitações diferentes. Torço pra que ele, mais uma vez, tire o Brasil do mapa da fome no mundo. Além de que, espero um posicionamento sério como presidente, e não que suas falas sejam sobre intolerâncias religiosa disfarçadas de fé, que suas falas racistas, machistas e homofóbicas sejam motivo de piada e façam as pessoas se sentirem à vontade em serem cada vez mais intolerantes, extremistas e agressivas. Pois, acredito que o comportamento do presidente interfere no da população. Espero que em quatro anos o país esteja melhor economicamente e socialmente”.

Júlia Penido Drumond, 22 anos – estudante de Administração da Universidade de Itaúna

“Minha expectativa se resume não só na retomada, mas também ampliação dos esforços na educação, garantia de efetividade na rede pública, manutenção e melhoria dos programas universitários, PROUNI, FIES, Ciências sem Fronteiras, dentre outros. Além disso, espero reflexos positivos da economia, no dia a dia do brasileiro simples: preço da carne, do gás de cozinha, da gasolina”.

Bernardo Gabriel Machado Bernardes – Estudante de Medicina

“Minha expectativa infelizmente não é das melhores. Temos uma nação dividida ao meio e isto é temerário. O Congresso e Câmara dos Deputados com maioria de oposição. Não gostaria de acreditar, mas a realidade é uma previsão que passaremos por tempos difíceis”.

Maurício Gonçalves Nazaré – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaúna – CDL

“Nesses últimos quase quatro anos eu e milhões de brasileiros sentimos na pele o medo de um governo que fere nossa existência. E durante a campanha eleitoral estive do lado de quem estava do lado oposto da política do Bolsonaro, que carrega em sua trajetória como presidente, quase 700 mil mortos por covid-19, o desmatamento recorde nos biomas, os ataques ao SUS, à educação, à ciência e à cultura. É notável que o Lula de hoje não é o mesmo de 2002, assim como o Brasil não é o mesmo de 20 anos atrás. Será um trabalho enorme não só da classe política, mas de toda a sociedade. Limpar o veneno despejado pelo bolsonarismo vai levar anos. E da mesma maneira que defendi a candidatura do presidente Lula, serei também uma porta voz para cobrar o governo Lula quando falhar e cobrar políticas públicas necessárias para nossa cidade. Isso se chama consciência política! Lula foi eleito, pelo exercício da democracia. Agora cabe aceitar e respeitar. Vamos orar por nosso país e buscar paz e diálogo. Idolatria a políticos resultou em uma eleição perigosa e sem propostas relevantes. Precisamos avançar para uma política do afeto, sem armas nas mãos!”. Edênia Alcântara – Vereadora do PDT

“Minha expectativa é que em primeiro lugar o Brasil volte a ser respeitado, e que nenhum brasileiro tenha que ficar em um fila para comer osso. Um país que sempre foi conhecido por ser de paz e amor, sem ódio”.

Maria Antunes Teles – Estudante de Psicologia e Microempreendedora

“Minha expectativa é a melhor possível, tanto pela experiência quanto pelo relacionamento com o Congresso Nacional e o respeito às instituições democráticas como foram nos seus mandatos serão novamente observados em seu novo mandato. Estou torcendo para os avanços nas áreas sociais, principalmente em programas como ‘Minha Casa Minha Vida’, bolsa-família Prouni, Luz Para Todos, que tantos benefícios trouxeram às comunidades rurais, e que deverão voltar. Estamos na torcida que ele consiga fazer com que os anseios da população sejam alcançados e, creio eu, será de maneira republicana”.

Alexandre Campos – Vereador do União Brasil e presidente da Câmara Municipal de Itaúna

“Eu tenho ótimas expectativas quanto ao nosso presidente. Sei que ele fará muito pelo nosso país, pelo povo brasileiro. Disso eu não tenho dúvida. Eu sei, acredito e tenho Fé que tudo voltará a ser como antes. Nós voltaremos a sorrir de verdade. Só de poder contar com ele de novo nos enche de Esperanças… Sei o quanto vai mudar para melhor, estávamos precisando disso, essa Vitória chegou como um presente pra nós….Estávamos sentindo a falta dele; ele é humilde e sempre nos colocou à frente….Esse é o nosso Presidente…Veio pra ficar….Podemos voltar a sonhar….Porque sabemos que no nosso presidente LULA podemos confiar”.

Maria Josiane Barbosa Coimbra –  Vigilante Patrimonial

“Espero que faça um governo a altura que o povo Brasileiro merece, com desenvolvimento, emprego, melhorias na Saúde, Educação, na Infraestrutura. Em paz e, principalmente, sem corrupção”. Antônio de Miranda Silva – Vereador do PSC

“Em primeiro lugar, de que a ampla frente política construída pelo presidente Lula consiga pacificar o país, restabelecendo a democracia e o pleno funcionamento do nosso Estado de direito. No campo econômico e social, que o governo Lula desenvolva um novo ciclo de crescimento econômico com distribuição de renda, promovendo o bem-estar do nosso povo. E, sobretudo, liderando o Brasil nesse novo mundo multipolar, ajudando a construir a economia do século XXI, mais distributiva, inteligente e amiga do meio-ambiente”. Jerry Adriane Magalhães – Bancário e militante da esquerda de Itaúna

“Independentemente de posição político-partidária, e partindo do pressuposto que o escrutínio eletrônico foi lícito, daqui para frente, temos que ter um pensamento único desejando o bem do Brasil e trabalharmos juntos, como uma única nação, para melhorar a vida de todos os brasileiros, sem divisão. A nossa luta deve ser para construirmos pontes de entendimentos e não muros de divisão. E torcer para que o novo chefe do executivo federal faça um bom governo, sabendo que o mesmo será muito mais fiscalizado pelo Congresso, autoridades e pelo povo”. Alexandre Maromba – Presidente do Sindicomércio Itaúna

“Positiva. O Lula traz na bagagem uma experiência de governos anteriores. Tem uma relação boa com os países de uma maneira geral, transita bem no meio político internacional e, naturalmente, ele irá trazer um governo muito mais dividido dos que os seus anteriores, entre 2003 e 2010, até pelo fato de ter uma coalizão ampla de apoio. Assim, terá um comportamento diferente do que teve no primeiro mandato no que diz respeito à gestão propriamente dita. Ele terá alguns conselheiros importantes como o seu vice-presidente, Geraldo Alkmin, que traz a experiência de quatro gestões no governo de São Paulo e que irá coordenar, inclusive, a equipe de transição. Então, a expectativa é muito positiva e no decorrer do tempo, com essa experiência que tem, vai saber pacificar o país e recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento pleno”. Neider Moreira de Faria – Prefeito Municipal

“Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa.” Joseph Stálin, 1922. Foi um revolucionário comunista que levou à morte pelo menos 20 milhões de pessoas – número que pode chegar, dependendo da fonte, a 40 milhões).

“Plano perfeito para o PT se eternizar no poder. Dinheiro desviado da Petrobras … suficiente para financiar eleições até 2038” “um modelo de governança corrupta… “uma cleptocracia” (governo baseado em roubo e corrupção). Gilmar Mendes,18/09/2015

“Acho que, só ganha de mim aqui no Brasil, Jesus Cristo” Lula, 15/09/2016

“Vamos provisionar uma parte desse saldo, e então botamos 35 milhões no saldo amigo, que é Lula, para uso que fosse orientação de Lula”  Marcelo Odebrecht, 12/04/2017

“O Presidente, ele era conhecido como chefe, grande chefe, nine, o barba”, Renato Duque 06/05/2017.

“90% das medidas provisórias editadas nos governos Lula tinham propina”; “as pesquisas que não eram favoráveis ao PT eram mantidas sigilosas, ao passo que pesquisas favoráveis eram amplamente divulgadas ao público”; “A doação oficial pode ser lícita e ilícita, bastante verificar sua origem, sendo criminosa quando originadas em acertos de corrupção”, “a maior parte das doações registradas no TSE é acometida de origem ilícita”; Lula “foi expresso ao solicitar do então presidente da Petrobras (Gabrielli) que encomendasse a construção de 40 sondas para garantir o futuro político do país e do PT”; “3% do valor dos contratos de publicidade da Petrobras iam para o caixa do PT” Antônio Palocci, ao longo de 2017.

“Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder, ou seja, ele quer voltar à cena do crime.” Geraldo Alckmin, hoje vice do Lula, 9/12/2017.

“E dentro do país é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição.” Zé Dirceu 26/09/2018.

“Sim, ele está sendo punido por graves crimes de corrupção” Marina Silva 12/08/2018.

“Pra você ver, o PT com nois tinha diálogo. O PT tinha diálogo com nois cabuloso, mano” Alexsandro Roberto Pereira, conhecido como “Elias do PCC” ou “Veio”, 22/04/2019.

“Lula não tem a capacidade de fazer um meia culpa, né, como grande orquestrador, do até então maior esquema de corrupção da história da república que foi o Petrolão” Simone Tebet, 10/08/2022.

Infelizmente o espaço para a minha resposta neste jornal é limitado, mas eu tenho mais 22 páginas sobre este tema. Todas as falas podem ser pesquisadas no Google. A minha expectativa é bem esta”. Emanuel Ribeiro – Empresário – Direita Itaúna

“Caso Lula seja empossado, teremos um governo de desrespeito ao equilíbrio fiscal com grave endividamento do país e empobrecimento da população. Assistiremos medidas de cerceamento das liberdades individuais e coletivas, especialmente com censura das mídias sociais modernas e pesadamente das tradicionais, desarmamento da polícia com crescimento rápido do crime e da violência. Estando lá no Planalto a equipe do Lula, veremos a retomada do aparelhamento generalizado das instituições e fortalecimento do granmicismo com a doutrinação socialista da sociedade brasileira. Empossada a velha quadrilha, teremos a retomada dos maiores escândalos de corrupção do mundo. Tudo isso regado ao já conhecidíssimo método do mensalão e petrolão que destruíram o Brasil em 13 anos. Trágico e triste”. Eliane Soares Franco – empresária e dirigente do Movimento Conservadores Cristãos de Itaúna (MCCI)

“Oro para que seja um governo responsável e bom para todos os brasileiros, contudo, levando em consideração o retrospecto passado de 14 anos de governo PT, temo que tempos difíceis virão, tanto na economia, quanto no combate a corrupção. Todo o histórico negativo de apoio e financiamento de ditaduras, escândalos de corrupção como mensalão e petrolão e o desastre na condução econômica assombra o futuro de nosso país. Somente através de muita fiscalização é que o Brasil pode impedir que toda a corrupção se instale novamente”.

Kaio Guimarães – Vereador do Partido Social Cristão (PSC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

10 + 4 =