Pais de alunos teriam exigido demissão de professores do Colégio Sant’Ana por causa de posição ideológica

“Caça às bruxas” tem novo episódio em Itaúna com perseguição de bolsonaristas a educadores de esquerda. Instituição se defende, mas não entra em detalhes

2
3305

Novas modalidades de perseguição aos que pensam diferente voltaram a acontecer com frequência desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se instalou no país em 2018. Um dos principais alvos dessas perseguições são os professores e a motivação quase sempre é a denúncia de pais e dos próprios alunos em decorrência da posição ideológica dos regentes de turmas.

Em Itaúna a situação é semelhante a várias cidades do país. Essa semana a redação do Jornal S’PASSO recebeu a denúncia de que o tradicional Colégio Sant’Ana teria demitido professores depois de reclamações levadas por alunos e denúncias feitas por pais de estudantes. O motivo é a posição ideológica dos mestres em sala de aula, inclusive antes das eleições, em favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaristas teriam exigido uma postura mais firme da direção do Colégio contra esses  “propagadores de ideias esquerdistas”.

O Jornal apurou que de fato alguns professores foram mesmo desligados, mas não foi possível precisar quantos. Dois deles falaram com o jornalista e confirmaram a demissão e prometeram que irão detalhar “no momento oportuno” a situação em que muitos educadores são tolhidos em sua atuação profissional por causa do posicionamento político e que teve seu capítulo final com a exoneração recente. A alegação do Colégio Sant’Ana seria uma mudança na estrutura da grade curricular, com diminuição de aulas de História e Filosofia.

A mãe de uma aluna também falou com a reportagem dizendo que a filha chegou com a informação da recente demissão de dois “excelentes professores do Colégio”. A menina, de acordo com a mãe, não concordava com a demissão e teria até comentado em casa que “cada um deve ter a sua opinião e a liberdade de expressá-la”.

“Alterações no quadro de funcionários são comuns”

O diretor Kéober José Carlos Freitas, do Colégio Sant’Ana, respondeu o questionamento do Jornal S’PASSO em mensagem via e-mail, sem entrar em detalhes de quantos e quem são os professores desligados. A reportagem fez esses questionamentos, também por e-mail, como solicitado pela direção.

“Contamos com uma equipe maravilhosa, competente, comprometida, formada por 136 colaboradores, das mais diversas formações e tendências o que, sem dúvida, enriquece muito o processo de formação dos mais de 1700 alunos que nos são confiados.

Ao longo de nossos 79 anos de caminhada, sempre prezamos pela formação integral de nossas crianças e jovens o que inclui, além dos conteúdos previstos em nossa proposta pedagógica, uma sólida formação humana, que exige do corpo docente constante e total dedicação a cada aluno, tratando igualmente a todos eles seja qual for a camada social, a cor, a convicção filosófica, política ou religiosa.

Nesse aspecto consideramos que a diversidade do debate é muito bem-vinda e saudável e orientamos nossa equipe para que seja restrito aos limites da proposta pedagógica, eliminando qualquer possibilidade de que preferências pessoais, de qualquer tendência, possam influenciar o processo de aprendizagem.

É comum que as instituições de ensino – buscando se aperfeiçoar constantemente – faça alterações em seu quadro de funcionários, o que é muito natural e acontece conosco também, embora em pequeno número pois a rotatividade no Sant´Ana é muito baixa.

Essas substituições, às vezes por iniciativa do colaborador, às vezes por iniciativa da instituição, sempre aconteceram e continuarão acontecendo dentro da maior transparência, legalidade e de acordo com as constantes avaliações internas da direção e da coordenação pedagógica.

Respeitamos profundamente a opinião de quem possa ter se manifestado, mas fazemos questão de informar que os critérios são exclusivamente pedagógicos e buscam, antes de tudo, continuar oferecendo uma educação da mais alta qualidade, baseada no respeito mútuo, ordem e coleguismo, visando formar crianças felizes e cidadãos competentes e éticos, comprometidos com o presente e o futuro, com consciência de suas responsabilidades e potencialidades”, escreveu.

2 COMENTÁRIOS

  1. Um verdadeiro absurdo se de fato isso ocorrer. Demitir por isso. Nesse contexto e caso venha a se confirmar demissão por viés político irei retirar meu filho do colégio, pois uma instituição tradicional deve preservar aspectos de diversidade e respeito a opiniões contrárias resguardando é claro as questões pedagógicas.

  2. Eu não estava ciente de tal acontecimento. Sinceramente, lamentável. Acredito que um colégio cuja premissa seja Gente formando gente deve, no mínimo respeitar a diversidade. A opinião alheia jamais deve ser invalidada. Acredito que já esteja na hora de trocar o meu filho de escola, decepcionado. Ótimos professores, porém uma direção questionável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze + seis =