Parceria entre Prefeitura e governo do estado irá disponibilizar R$ 1 milhão em voucher para habitação popular

Serão contempladas famílias de baixa renda para entrada no imóvel como do programa “Minha Casa Minha Vida”

0
845

O prefeito Neider Moreira (PSD) assinou essa semana convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, para contratação de emissão de cartas de crédito em favor de beneficiários em déficit habitacional, visando subsidiar a aquisição de habitações por meio de financiamento imobiliário em Itaúna.

A finalidade do convênio é oferecer meios para o enfrentamento do déficit habitacional, proporcionando o direito à moradia para a população em situação de vulnerabilidade social. E, com isso, espera-se alcançar diversos resultados positivos, de modo a proporcionar um atendimento mais célere às necessidades habitacionais, contribuindo para diminuir o componente mais proeminente do déficit, o ônus com aluguel.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira, o convênio é um importante instrumento para alcançar as famílias em situação de vulnerabilidade social, resgatar a dignidade e seus vínculos familiares delas, além de ampliar a autonomia.

“Somente com uma gestão humanizada, solidária e inclusiva dos governos estadual e municipal podemos fomentar ainda mais oportunidades à nossa cidade”, afirmou.

Serão 50 títulos monetários (voucher) no valor de R$ 20.000,00 destinados a pessoas inscritas em programas habitacionais na Secretaria de Desenvolvimento Social. A diferença é que estes vouchers só poderão ser utilizados em programas habitacionais que já disponibilizem a moradia pronta para o beneficiário, exemplo do programa “Minha Casa Minha Vida” em qualquer das modalidades.

O programa do governo Lula

O ‘Minha Casa Minha Vida’ é um programa habitacional criado pelo governo brasileiro com o objetivo de proporcionar moradia acessível para famílias de baixa renda. Desde sua criação em 2009, o programa já beneficiou milhões de brasileiros, permitindo que eles realizassem o sonho da casa própria.

Através de parcerias entre o governo, empresas construtoras e instituições financeiras, o ‘Minha Casa Minha Vida’ oferece diversas opções de financiamento com juros baixos e prazos estendidos, tornando o acesso à moradia possível para aqueles que antes não podiam arcar com as despesas.

Em 2023, o programa passou por mudanças importantes aumentando a oferta de moradias acessíveis e de qualidade para a população brasileira.  Entre as mudanças, está a ampliação do alcance do programa para famílias de renda mais alta, que também enfrentam dificuldades para adquirir moradia própria. Além disso, foram adotadas medidas para aprimorar a eficiência do programa, garantindo que as soluções habitacionais oferecidas sejam cada vez mais adequadas às necessidades dos beneficiários.