Próxima Sexta-feira Santa: Entenda o Funcionamento do Mercado Financeiro

0
312

No próximo dia 29 será celebrado o feriado nacional da Sexta-feira Santa, uma data importante para o mercado financeiro, que terá horários diferenciados de funcionamento. A Sexta-feira Santa é uma celebração religiosa que precede o domingo de Páscoa e é essencial saber quais instituições financeiras estarão abertas e fechadas para evitar transtornos com pagamentos e investimentos durante o final de semana prolongado.

Durante o feriado, a B3 não realizará negociações, com todas as movimentações bloqueadas até o próximo dia útil, segunda-feira, 1º de abril. No primeiro dia útil após o feriado, o horário de funcionamento volta ao normal, com as negociações iniciando às 10h e encerrando-se às 16h55.

Os bancos também permanecerão fechados na sexta-feira, conforme informado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para facilitar as operações financeiras durante os dias sem expediente bancário nas agências, a Febraban orienta que os clientes priorizem os canais digitais, como sites e aplicativos bancários.

Geralmente, os tributos já têm suas datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais. No entanto, caso isso não esteja especificado no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, nos casos de títulos com código de barras, agendar o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico de cada instituição.

Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.