Sete perguntas para Thiago Moreira Araújo, novo secretário de Regulação Urbana

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O novo secretário municipal de Regulação Urbana é Thiago Moreira Araújo, 37 anos. Nascido em Itaúna, ele é filho de Nolan Nogueira de Araújo e Maria Helena Moreira Guimarães. Formado em Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Telecomunicações pela PUC Minas em 2008, é pós-graduado em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e em Engenharia Civil pela Universidade de Itaúna em 2015 e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC Minas. 

Thiago Araújo estava há dois anos à frente da Gerência Superior de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços.

  1. Você disse que recebeu com surpresa sua indicação para a Secretaria. Realmente não houve uma sondagem do prefeito ou de algum assessor antes? Como aconteceu esse convite para ocupar a Secretaria de Regulação Urbana?

Exatamente. Na última segunda-feira, 28 de junho, a secretária do Prefeito entrou em contato comigo ao final da manhã, agendando uma reunião para o mesmo dia às 14 horas. Imaginando se tratar de mais uma reunião para tratativas e despachos correlacionados ao meu anterior cargo, de Gerente Superior de Iluminação Pública, tendo em vista os intensos trabalhos da pasta nas últimas semanas, fui surpreendido quando Neider me informou que eu, a partir daquele momento, estava sendo convidado para cumprir um novo desafio. Após um bom tempo de reunião para deliberações de inúmeras questões, inclusive pessoais, acetei o convite. 

  1. E você já tem planos para o trabalho na Secretaria? Existem na cidade alguns gargalos, como pontos de trânsito estrangulado e que são motivos de inúmeras ocorrências e críticas. Citamos o problema da Rua Divinópolis, no Morro do Sol; o trecho, entre as Ruas Dr. José Gonçalves e São João, próximo da Rodoviária. O que fazer para resolver essas situações?

Estou em fase de reuniões periódicas com todas as gerências para avaliarmos os planos a curto, médio e longo prazo. A Gerência Superior de Trânsito e Transportes vem apresentando projetos e metas envolvendo todos estes locais que você citou e que sabemos precisar de uma atenção especial. Vamos ser criteriosos nas decisões que serão sempre pautadas na legislação de trânsito e resoluções pertinentes. O nosso trabalho estará pautado na legalidade, na ética e no respeito.

  1. Não podemos nos esquecer do Plano Diretor, que continua na pauta de discussões, mas que ainda não chegou à solução. Você tem conhecimento do projeto do Plano Diretor? Existe algo ainda a fazer antes dele ser aprovado pela Câmara Municipal?

A revisão do Plano Diretor é uma pauta importante nesse desafio que tenho na Secretaria Municipal de Regulação Urbana. Sabemos da urgência e da importância da revisão de toda a legislação urbanística da cidade, em especial do Plano Diretor, pois esse é um dos principais instrumentos legais que parametriza o nosso trabalho. Para uma gestão eficiente e moderna, é essencial ter um conjunto de leis atualizado e que possa acompanhar o desenvolvimento de uma cidade como a nossa. Vamos trabalhar para a revisão das leis que, na grande maioria, já apresenta uma defasagem muito grande. Para equacionar as últimas questões relativas ao projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor, a Administração, em parceria com a Câmara, criou uma comissão mista que trabalha na resolução das últimas pendências relativas ao texto. Já foram realizados os trabalhos técnicos, a redação final está sendo elaborada e, brevemente, o texto final será enviado à Câmara para ser votado.

  1. Recentemente a Câmara criou uma comissão especial para avaliar denúncias contra o transporte coletivo e foi anunciada a instalação de rastreadores nos ônibus. Na sua opinião, quais são os grandes problemas do transporte coletivo que necessitam atenção do poder público?

O atual cenário da pandemia tem revelado problemas no transporte público em todo o território nacional. Em Itaúna, adotamos orientações ditadas pela comissão de enfrentamento à Covid-19 e em observação do status do município de acordo com o que se é determinado no Programa Minas Consciente. Ainda assim a Gerência de Trânsito, mantém reuniões frequentes junto à concessionária do transporte público, na tentativa de aparar ou contornar as demandas apresentadas.

  1. Falando da Câmara, a Secretaria de Regulação Urbana sempre foi vista com reservas por alguns vereadores. Há críticas pontuais, sobretudo na questão do trânsito. Como você pretende trabalhar junto ao legislativo? Alguma proposta imediata para uma possível parceria?

É de interesse da nossa Secretaria a aproximação com a casa legislativa. As questões da Mobilidade Urbana são pautas importantes e relevantes, pois uma cidade do porte de Itaúna já começa a apresentar problemas no que se refere aos deslocamentos urbanos.  

Entretanto, podemos reiterar que segundo a Constituição, somente a União pode legislar a matéria acerca das diretrizes pertinentes ao trânsito, cabendo ao município apenas a regulamentação dos serviços, fato este o qual nos deixa bastante atentos para com o volume de trabalho que teremos junto à Câmara.

Contudo, ouvir as demandas da população é de extrema importância para alcançarmos os nossos objetivos. A Câmara é um dos nossos principais canais de comunicação com a comunidade e o nosso diálogo com os vereadores será contínuo.

  1. Você foi dirigente da Gerência de iluminação da Prefeitura, o setor que irá cuidar mais de perto do projeto de troca de equipamentos na cidade, resultado do empréstimo de R$ 15 milhões recentemente negociado.  Em linhas gerais, como é o projeto de nova iluminação para Itaúna?

O Setor de Gerência de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, é uma pasta que administrei por dois anos com muito zelo, carinho e respeito. Pude contar com uma equipe extraordinária do setor elétrico. Sobre o empréstimo de R$ 15 milhões, não é todo este o montante destinado à Iluminação Pública, tendo sido previsto algo em torno de R$ 5 milhões. O restante dos recursos possui outra destinação. O projeto de Iluminação Pública o qual estamos trabalhando neste processo de transição refere-se basicamente, em um primeiro momento, à substituição de pontos contemplados com lâmpadas em Vapor de Mercúrio por luminárias de Led, em diversas vias do município; partindo-se do princípio a economia, segurança e preservação do meio ambiente. As lâmpadas de Vapor de Mércurio, não apresentam características eficientes, se comparadas às modernas luminárias de Led.   

  1. Ainda com relação à iluminação pública, um dos antigos e grandes problemas do município é a entrada da cidade pela rodovia MG431. Há uma série de denúncias sobre a contratação do serviço de iluminação desse trevo pelos governos anteriores. O que realmente existe nessa questão e como solucioná-lo?

O trecho é uma área sob concessão do DEER, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, bem como da concessionária Nascente das Gerais. Inúmeras solicitações já foram encaminhadas aos órgãos competentes, mas ainda não tivemos retorno. Esperamos, almejamos e continuaremos buscando informações e solicitações quanto às providências cabíveis, para que a situação possa ser resolvida de forma definitiva. Há necessidade de uma solução urgente para esta questão, em função do do campus universitário, importantes bairros residenciais, assim como as suas vias de acesso na região.

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