Vários pontos de Itaúna são considerados áreas de risco com possibilidade de inundação

Defesa Civil alerta moradores para os cuidados necessários e informa que está monitorando locais no bairro de Lourdes, Morro do Sol, Morada Nova, Veredas, Vila Tavares, São Geraldo, Novo Horizonte, Nogueira Machado, Rosário e parte do Centro

0
584

O serviço de Defesa Civil em Itaúna continua alertando as pessoas sobre os riscos de deslizamentos, quedas de árvores e de barreiras e inundações em decorrência das chuvas fortes nesse período do ano. O coordenador do serviço, Fábio Túlio Menezes Silva explicou à reportagem do Jornal S’PASSO que existem pontos vulneráveis que são chamados de áreas de risco, situados nos bairros de Lourdes, Morro do Sol, Morada Nova, Veredas, Vila Tavares, São Geraldo, Novo Horizonte, Nogueira Machado, Rosário e partes do Centro. “Estas áreas de risco são lugares que podem ocorrer deslizamentos de terra, existem residências com patologias estruturais, como trincas e rachaduras, e risco de queda de muro de contenção ou arrimo”, disse.

Segundo Fábio, essas áreas são acompanhadas com vistorias rotineiras pela equipe da Defesa Civil durante todo o ano e, caso seja necessário, acionam-se os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social “para dar suporte ao atendimento social”.

“Nestas vistorias sempre orientamos os proprietários sobre como proceder diante os problemas e realizar construção de sistema de drenagem, tratamento de trincas e rachaduras, construção de muro de arrimo, dentre outros.  Infelizmente em alguns locais onde podem ocorrer deslizamentos de terra, o proprietário não conseguiu realizar a intervenção no imóvel. Neste caso, de forma paliativa, foi afixada lona plástica a fim de proteger o talude da saturação e caso o local esteja colocando a família em risco, a mesma é orientada em deixar o imóvel”, pontuou.

Gruta Nossa Senhora de Itaúna 

Sobre a situação da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, Fábio destaca que há um ponto com risco de deslizamento de terra. O local está situado à esquerda da entrada, onde foi afixada lona plástica para proteção do talude e poda de uma árvore minimizando o peso e a ação do vento nos pontos danificados. 

“Algumas árvores da Gruta também foram podadas a fim de minimizar o risco da queda de galhos em decorrência das chuvas acompanhadas de fortes ventos que são comuns nesta época do ano”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + catorze =