Corrida Eleitoral: Vereadores estão migrando para outros partidos de olho nas urnas de outubro

0
461

Prazo para filiação partidária para quem vai se candidatar é até hoje, dia 6 de abril

Os dezessete vereadores estarão novamente na corrida eleitoral nas eleições de outubro. Segundo calendário do TSE, 5 de abril é a data de desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. E a filiação partidária para se candidatar deverá ser feita até 6 de abril.

O Jornal S’PASSO conversou com todos eles sobre suas intenções e a situação partidária. Alguns revelaram, no início dessa semana, que ainda estavam indefinidos se levariam o nome ao partido para a reeleição à Câmara Municipal ou iriam tentar outros voos: à Prefeitura ou na composição de chapas majoritárias com outros candidatos. Ana Carolina, a Carol Faria, atualmente no Avante, respondeu que é pré-candidata a vereadora, mas que ainda não definiu o partido para o qual irá migrar. Antônio de Miranda Silva, o Toinzinho do Sô João, do União Brasil, afirma que está à disposição do grupo para ser candidato majoritário ou à reeleição como vereador. O líder do PSDB itaunense, Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua, é pré-candidato a vereador.

Edênia Alcântara se desfiliou do PDT e está migrando para o PV da deputada estadual Lohanna França, como pré-candidata à reeleição. O vereador Gleison Fernandes, do PSD, revela à reportagem que é pré-candidato, mas não sabe se irá continuar no partido. Já Silvano Gomes, o Silvano do Córrego do Soldado, deixou o PDT e está com as malas prontas para se candidatar pelo PSD do prefeito Neider Moreira. Também continua no PSD o atual presidente da Câmara, Nesval Júnior, que é pré-candidato à reeleição; assim como Lacimar Cesário, o Três. Aristides Ribeiro, o Tidinho, foi eleito pelo PSC, agora vai tentar a reeleição pelo PMN. Léo Alves afirma que irá continuar no Podemos, partido pelo qual pretende ser reeleito.

Ainda estava indefinido quanto à filiação partidária o vereador Giordane Alberto, pré-candidato em outubro, que foi eleito pelo PV. O vereador Gustavo Dornas, eleito pelo Patriota, também justificou indefinição do partido com o qual pretende concorrer à reeleição. “Meu nome está à disposição do grupo político que é do ex-deputado Gustavo Mitre”.

A vereadora e secretária da Mesa Diretora da Câmara, é pré-candidata a vereadora pelo Partido Progressista, “partido esse que já tenho uma história e pelo qual fui eleita pela primeira vez. Agradeço ao Patriota por este mandato e desejo uma boa sorte a todos os pré-candidatos que irão disputar por lá, agora como PRD”.

Alexandre Campos, do MDB, respondeu ao S’PASSO que ainda não resolveu se será candidato à reeleição. As conversas que circulam por aí dão conta de que Campos poderá vir a compor uma chapa majoritária, como é o desejo de outros vereadores. Kaio Guimarães – que não respondeu à reportagem, Ener Batista e Joselito Gonçalves –, Da Lua e Antônio de Miranda acreditam que poderão ser candidatos a prefeito ou a vice em chapas com potencial de eleição.