Itaúna recebe projeto “Profissionais do Amanhã”, com oficinas que acontecem de abril a junho

0
247

A Escola Estadual José Gonçalves de Melo, em Itaúna, recebe entre os dias 9 de abril a 11 de junho as oficinas do projeto “Profissionais do Amanhã”, com o intuito de auxiliar os jovens na busca do primeiro emprego. 

Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei. 

Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto “Profissionais do Amanhã” vai realizar oficinas gratuitas de artes cênicas para jovens alunos, que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.

Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa. 

As atividades serão desenvolvidas durante 3 meses com cada turma, trabalhando a auto expressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, no dia 18 de junho, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Oficinas

Serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessa oficinas, serão aplicadas algumas técnicas, como: comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens alunos, com idades entre 13 e 17 anos. 

“Este projeto, composto por dez oficinas de atuação, concentra-se em proporcionar habilidades cruciais para o sucesso profissional, enquanto visa remover barreiras como a timidez, promovendo a desenvoltura e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mundo corporativo”, explica Iberê Pereira, coordenador das oficinas.

“A metodologia do projeto ‘Profissionais do Amanhã’ se diferencia ao integrar práticas teatrais como instrumento pedagógico, uma abordagem única que tem se mostrado eficaz em outras iniciativas semelhantes. O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe”, complementa Iberê.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio do Grupo MBL e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“O Grupo MBL tem o prazer de abraçar o projeto ‘Profissionais do Amanhã’, uma iniciativa que reflete profundamente os valores e a missão de nossa empresa em contribuir para um desenvolvimento que seja não apenas econômico, mas também social e cultural.

“Profissionais do Amanhã” em Itaúna/MG
Datas e horários:

Local: Escola Estadual José Gonçalves de Melo.

Endereço: Rua: Tácito Nogueira, 68,  Centro, Itaúna – MG.

ABRIL

9/4 – 2º horário (7h50 – 9h30)  Aula 1 (Abertura das Oficinas)

16/4 – 3º horário (9h45 – 11h25) Aula 2

23/4 – 2º horário (7h50 – 9h30) Aula 3

30/4 – 3º horário (9h45 – 11h25) Aula 4

MAIO

7/5 – 2º horário (7h50 – 9h30) Aula 5

14/5 – 3º horário (9h45 – 11h25) Aula 6

21/5 – 2º horário (7h50 – 9h30) Aula 7

28/5 – 3º horário (9h45 – 11h25) Aula 8

JUNHO

4/6 – 2º horário (7h50 – 9h30) Aula 9

11/6 – 3º horário (9h45 – 11h25) Aula 10